Da próxima vez que seu filho passar o dia inteiro jogando Angry Birds, pense duas vezes antes de dar-lhe um castigo! :)
Fonte: Olhar Digital
Este blog é destinado aos alunos, ex-alunos e amigos do professor Fabrício. Nele você poderá encontrar informações sobre Mídias e Tecnologias aplicadas à educação bem como conteúdos de apoio ao professor. Sejam bem vindos e voltem sempre que puder.
Estão abertas as inscrições para a edição 2011 do Prêmio Mercosul de Ciências e Tecnologia. Destinada a alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a iniciativa busca premiar a melhor dissertação sobre “Tecnologia para o desenvolvimento sustentável”. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 22 de agosto. O autor da melhor dissertação receberá como prêmio a quantia de US$ 2 mil.
Além dos alunos do ensino médio, que concorrerão na categoria “iniciação científica”, estudantes universitários também podem participar. Há, ainda, as categorias ‘jovem pesquisador’ para pesquisadores graduados e ‘integração’, destinada às equipes de pesquisadores.
Junto com a premiação em dinheiro, os alunos vencedores receberão, ainda, certificados de menção honrosa e o trabalho será publicado em livro. O objetivo é reconhecer e premiar os trabalhos de estudantes e jovens pesquisadores, que contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.
A lista dos pré-aprovados será divulgada no dia 30 de setembro e a cerimônia de premiação será realizada em novembro, no Uruguai, em data a ser definida. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço HTTP://eventos.unesco.org.br/premiomercosul.
A premiação é uma realização da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul, com o patrocínio da Sangari do Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e com o MBC – Movimento Brasil Competitivo.
Fonte: BlogEducaçãoJornal da Tarde, 10/04/2011 - São Paulo SP
Professores inseguros para usar tecnologia
Felipe Oda
Professores da rede pública não se sentem seguros para aplicar a tecnologia na sala de aula. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 253 docentes de escolas estaduais paulistas mostra que 85% deles não sabem usar o computador e seus recursos como ferramenta pedagógica. E perdem, assim, uma boa chance de capturar a atenção de seus alunos, naturalmente interessados pelas novidades tecnológicas. Segundo os docentes, a dificuldade é atribuída, em geral, à deficiência na formação profissional e à falta de tempo, além do pouco incentivo para se aprimorarem e a infraestrutura deficiente no local de trabalho. O secretário- adjunto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, João Cardoso Palma Filho, contesta as queixas dos professores. “Também há muita resistência dos docentes com a tecnologia”, afirma Palma. Os professores entrevistados na pesquisa da Unicamp não sabem, por exemplo, usar um software simples como o Power Point, e relatam problemas com navegadores de internet. “Fazendo cursos já é difícil acompanhar a tecnologia. Imagine sem eles”, diz a professora da rede municipal Ana Maria Perressim. “O que sei e uso em sala de aula (de computador) aprendi por conta própria.”
O estudo foi realizado em 27 escolas de Campinas, a 100 quilômetros da capital, entre 2009 e 2010, mas a pesquisadora do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental (Neapsi) da Unicamp, Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga, afirma que os resultados da amostra “são semelhantes no resto do País.” Para Cacilda, “a falta de afinidade dos professores públicos com a tecnologia é comum”. Ela, que também é pedagoga, afirma que para 73% dos entrevistados a infraestrutura de informática disponível nas escolas é insuficiente. “E isso acaba desmotivando o professor”, avalia. Os problemas são confirmados por Wilner Santos, 31 anos, docente de física e matemática da rede estadual que tenta, por conta própria, acompanhar o desenvolvimento tecnológico. “Falta investimento na sala de aula”, afirma.
Ele pretende comprar um projetor e levar seu notebook pessoal para ajudar na aula. “A tecnologia motiva os alunos, mas não posso esperar pelos recursos do Estado.” Outro motivo que, segundo os docentes, afasta a tecnologia das salas de aula é a falta de cursos sobre o uso pedagógico do computador, assim como o pouco tempo que eles têm para o aprimoramento. No caso de Santos, para dominar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, o jeito foi cursar uma pós-graduação em novas tecnologias para o ensino da matemática, curso a distância da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para ter acesso ao conteúdo do módulo clique no link abaixo:
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade1/pg1.html
Reflita
E a escola, como se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que mudou na escola na última década, no sentido de atender a essas novas demandas? E você, professor, como se sente diante deste novo desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?
Atividade 1
Quem sou como professor e aprendiz? Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo. Nessa produção, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese, desenvolvendo um pequeno texto que poderá ser lido pelos colegas, e também poderá escolher dois ou três textos dos colegas para comentar.
Pontos para sua reflexão:
Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?
Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?
Ouço suas idéias?
Aprendo com os alunos?
Com os colegas?
Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?
Orientações para a realização da atividade 1
1. Escreva o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será:
ativ-1_joaocarlosp
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline,underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Quem sou”.
4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
5. Entre no Fórum Conhecendo a turma para deixar um comentário para seu colega, destacando os aspectos presentes no texto que lhe chamaram mais atenção
e explique por quê.
Atividade 2
Reflita
O que será que a tecnologia oferece de novo?
Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?
Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos?
E para o seu dia-a-dia como professor?
Registrando a própria reflexão
A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
Orientações para a realização da atividade 2
Acesse o item Diário de Bordo.
Selecione seu nome na listagem.
Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo
Atividade 3
Reflita
Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
Realize a atividade 3
Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir
sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
Orientação didática
1. Para assistir à entrevista, basta acessar o vídeo pelo site: Web
2.Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.
Atividade 4
Tecnologia na minha escola
Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.
Orientações para a atividade.
Levante quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas.
Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).
Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ-4_helenams
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno,
tema “Minha escola”.
Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação
no encontro presencial.
Realize a atividade 5
Conhecendo uma experiência
Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.
Orientações para a realização da atividade 5
Acesse o Portal do Professor: Web.
Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”.
Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.
Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Renato Bastos, o nome do arquivo será:
ativ-5_renatob
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno,
tema “Experiência_Sugestões de aulas”.
Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no
acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
Orientações para a realização da atividade 6
Clique no link Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação.
Selecione o item Diário de Bordo.
Selecione seu nome na listagem.
Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço próprio
do Diário de Bordo.
Realize a atividade 7 :
Pesquisando sobre o trabalho por projeto
Estudamos o “trabalho por projeto”. Este é um tema que vem sendo estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional.
A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado, uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso.
Orientações para a realização da atividade 7
Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores.
Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.
Organize e documente as informações pesquisadas.
Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.
Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que
facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Renato Bastos, o nome
do arquivo será: ativ-7_renatob
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Pesquisa_Projeto”.
Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
Realize a atividade 8
Divulgando a pesquisa
Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos” deverão ser divulgados entre os participantes da turma.
Orientações para a realização da atividade 8
Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice.org Impress (2 a 3 slides).
Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada por Helena Maria Silva,
o nome do arquivo será: ativ-8_helenams
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline,underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Divulgação da Pesquisa”.
Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.